Diga Adeus aos
Descontos excessivos no seu contracheque
O que é o empréstimo consignado?
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que tem duas características singulares que outros linhas de crédito não possuem:
- Taxas de juros menores.
- Sem consulta aos órgãos de proteção ao crédito.
- Valor da parcela descontado diretamente da fonte pagadora.
Pelo fato de ser descontado diretamente da fonte pagadora, o banco tem a garantia de que vai receber, e por isso oferece as melhores taxas. Afinal de contas, o dinheiro nem sequer passa pela sua mão, já chega até você com a parcela do seu consignado debitada.
Meus empréstimos consignados estão descontando muito do meu salário, o que fazer?
Se você está sofrendo com descontos altíssimos do seu salário, aposentadoria ou benefício, essa informação é pra você!
Saiba que existe um dispositivo em Lei determinando um limite para o desconto mensal do seu salário. Quando esse limite é ultrapassado, os descontos tornam-se abusivos e ilegais pois coloca o seu próprio sustento em risco, uma vez que boa parte da sua remuneração vem sendo utilizada apenas para pagamento do empréstimo consignado.
Aqui no estado de São Paulo, existe um decreto estadual que limita o desconto ao teto de 30% dos rendimentos líquidos, com acréscimo de mais 5% para o caso de cartão de crédito consignado.
Rendimento líquido é o seu salário bruto menos os descontos obrigatórios como IRPF (imposto de renda) e contribuições. Em outras palavras, o empréstimo consignado não pode ter parcela acima de 30% daquilo que de fato "sobra" pra você.
Eu tenho cartão de crédito consignado, isso também é válido?
Sim, o mesmo princípio se aplica para cartão de crédito consignado.
É possível reduzir a dívida do meu empréstimo consignado?
Se a taxa de juros do seu empréstimo consignado estiver acima da média de mercado conforme consta no Banco Central, sim, você pode buscar seus direitos e pedir a revisão deste contrato para que corrija (ou seja, diminua) a sua taxa de juros e consequentemente faça o abatimento na dívida de todas as parcelas que já pagou com juros abusivos. O que vai proporcionar um excelente desconto na dívida.
Serve para aposentados e/ou pensionistas do INSS?
Sim, a mesma regra é valida não somente para funcionários públicos, mas também para quem é aposentado (qualquer profissão) e pensionista do INSS.